Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Torneio de Futsal SRC 2014 - Equipas Infantis Traquinas vs Reguilas

Englobado no 2º Torneio de Futebol de 5 SRC 2014, com o total apoio da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Colos, realizou-se um mini-torneio infantil para crianças com a faixa etária entre os 3/4 anos até os 10/11 anos.
Este mini-torneio nasceu quase espontaneamente pelo facto dos miúdos intervenientes se encontrarem regularmente na Eira da Lagoa para brincarem e jogarem futebol, pelo que os diversos pais e mães começaram a pensar o evento, aproveitando o facto de da Sociedade Recreativa Colense (SRC) ir organizar o 2º Torneio sénior de Futebol de 5, atraindo assim a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Colos que, de corpo e alma, se entregou ao projecto e forneceu toda a logística.
Escolheram-se os treinadores/orientadores para darem algum treino ás crianças, trabalho esse que ficou entregue, e bem, ao Tonico Gonçalves e Fernando Pereira, sendo o treinador de guarda redes responsabilidade do João Nuno Gonçalves, a este trio, penso, todos devem um obrigado pelo excelente trabalho desenvolvido.
Uma menção de agradecimento também merecem a Sónia Pereira, Sofia Ramos, Sara Pereira e Dário Raposo pelo excelente trabalho organizativo efectuado entre todos os pais e mães das crianças envolvidas. (Peço desculpa se esqueço alguém)
Também através das conversas entre pais e mães rapidamente o conhecimento do evento chegou a localidades vizinhas e mais crianças começaram a aparecer para os treinos que aconteceram de dois em dois dias.
Pelo facto de ser verão algumas crianças estão aqui de férias e com os fins de tarde/noites agradáveis, alguns forasteiros portugueses e estrangeiros também começaram a aparecer com as suas crianças, e que, demonstrando interesse, todos tinham lugar nos treinos sem quaisquer exclusões ou tratamentos diferenciados, mesmo que não tivessem nenhuma relação com o Agrupamento de Escolas de Colos. Como se percebe, só não jogava quem não aparecia ou quem não queria, efectivamente, jogar!
A titulo de exemplo posso referir que foram pedidas à Associação de Pais 14 camisolas para as crianças, porque era o número de miúdos que costumavam aparecer aos treinos, e o presidente da associação, Sr Pedro Gonçalves, mandou fazer 18, para salvaguardar possíveis novas entradas de miúdos nas equipas, facto que se veio a revelar certo porque no primeiro jogo já havia 16 jogadores, pelo que os treinadores resolveram convidar mais dois miúdos que estavam nas bancadas e assim completar as duas equipas para que todos as crianças pudessem jogar e ser felizes.
As Equipas foram baptizadas com os nomes de os Traquinas e os Reguilas e já no decorrer do Torneio SRC, dia 18/7/14 realizou-se o primeiro jogo Traquinas vs Reguilas, sendo que o resultado ficou empatado, mesmo sendo o que menos importa nestas coisas.
O segundo jogo ficou então marcado para o dia das finais do Torneio SRC, 9/8/14, sabendo-se de antemão que a assistência era garantida. Mais um empate que nada interessa quando pensamos no encanto que as crianças dentro de campo transmitiram a todos, pais e espectadores renderam-se à magia do universo infantil fazendo muitos recuar no tempo até ao imaginário da sua própria infância de brincadeiras e jogatinas de fim de tarde numa eira da lagoa diferente mas igualmente mágica.
Assim é a Vila de Colos, se o permitirem!